A Pesquisa e as Cerejas
"As palavras são como as cerejas, atrás de umas vêm as outras". Há falta de melhor expressão, socorro-me deste provérbio popular para descrever como uma simples pesquisa na busca de informações para um artigo, acaba na maior parte das vezes a resultar num artigo totalmente diferente do inicialmente pretendido.
A propósito de uma pesquisa sobre a antiga Igreja do Coração de Jesus, que se encontrava na Rua de Santa Marta, defronte do Convento que deu o nome a esta artéria, e que foi demolida por já não ter capacidade de acolher os fiéis, dei conta de uma fotografia da autoria de Alberto Carlos Lima, referente a um estandarte associado à Inquisição, que se encontrava na Igreja de São José dos Carpinteiros.
O insólito neste caso é que, na procura por uma igreja já demolida, encontrei numa igreja que já não se encontra na mesma artéria, desde 1956 que se chama a esta antiga parte da rua de Santa Marta, Rua de São José (também teve a denominação de rua Alves Correia, nome dado após a implantação da República), encontrei dizia eu, uma bandeira associada à Inquisição no início do séc. XX, quando esta tinha sido extinta em 1821, por decreto de 31 de Março de 1821, após quase 285 anos de vigência.
Rua de Santa Marta, meio encoberta pela folhagem das árvores vê-se a Igreja do Coração de Jesus, 1944, foto de Eduardo Portugal, in a.f. C.M.L.
Atlas da carta topográfica de Lisboa n.º 19, 1857 de Filipe Folque, in A.M.L.
Mapa da construção da rua Camilo Castelo Branco, que alterou o traçado da Rua de Santa Marta, como se pode ver na foto, in A.M.L.
Igreja de São José dos Carpinteiros, fachada principal, s/d, fotógrafo n/i, in a.f. C.M.L.
Atlas da carta topográfica de Lisboa n.º 27, 1857, de Filipe Folque, in A.M.L.
Igreja de São José dos Carpinteiros, bandeira associada à Inquisição, com a inscrição "EXURGE DOMINE ET JUDICA CAUSAM TUAM PS 73 - Levantai-vos, ó Deus, e defendei a vossa causa, salmo 73, foto de Alberto Carlos Lima, no início do séc.XX, in a.f. C.M.L.