Abertura das Côrtes
"Ao dia de Anno Bom, que é o primeiro de festa nas familias, segue-se logo o dia da abertura das Côrtes, que é o primeiro de festa official.
Algumas horas antes da chegada do Soberano ao palacio de S. Bento, já o povoleu se acotovela e empurra na embocadura das ruas circumjacentes, e atrás dos regimentos em formatura á beira dos passeios.
Ahi por volta das duas horas da tarde, rompem as bandas o himno da Carta, chegam os coches, e então se fórma, á porta do Parlamento, o velho cortejo hieratico...Lá dentro, as galerias apinham~se de madamas; e em baixo, no hemiciclo, a ostentação dos grandes uniformes e a mancha negra das casacas.
Sua Majestade, lê sonora e pausadamente o discurso da Corôa...E finda a leitura, apressadamente a cerimonia finda. Faz-se a debandada. Outra vez as bandas militares tocam o himno, troam os canhões, os alquebrados coches regressam ao paço, as tropas desfilam, comparsas e espectadores desandam.
Está aberto o Parlamento."
in "Alfacinhas", de Alfredo de Mesquita
Chegada do rei D. Manuel às Cortes, 1908, foto de António Novais, in a.f. C.M.L.
Abertura das Cortes, o cortejo, 1908, foto de Joshua Benoliel, in a.f. C.M.L.
Chegada do rei Dom Manuel II às Cortes, 1909, foto de António Novais, in a.f. C.M.L.
Abertura das Cortes, interior do hemiciclo, 1908, foto de Alberto Carlos Lima, in a.f. C.M.L.
O coche real à saída de São Bento, depois da abertura das Cortes, dirigindo-se para o palácio das Necessidades, 1908, foto de Joshua Benoliel, in a.f. C.M.L.
Desfile da abertura das Cortes, 1908, foto de Joshua Benoliel, in a.f. C.M.L.
Abertura das Cortes, cortejo real a caminho do Palácio das Necessidades, 1908, foto de Joshua Benoliel, in a.f. C.M.L.