Antiga Igreja de Arroios
"Segundo alguns historiadores portugueses, a Igreja de S. Jorge de Arroios teria sido erigida em 1148 pelo Bispo de Lisboa, então reconquistada; mas na opinião de outros, os princípios deste templo perdem-se na bruma dos tempos, e a capela só se tornou conhecida como a capela de S. Jorge de Arroios em 1168. Foi neste lugar, disseram, que depois se construiu a igreja que o terramoto de 1755 arrasou completamente.
Há documentos antigos, onde se lê que a paróquia de Arroios foi uma das primeiras, mas que andou transferida por igrejas e capelas até ao último quartel do século XVIII. Nessa época foi adquirido um terreno no Largo de Arroios para se construir uma igreja paroquial, só inaugurada em 1829.
Era então uma igrejinha muito simples, apenas com uma nave que foi restaurada em 1895. Esteve muito tempo fechada, não se celebrando nela nenhum culto, o que se fazia então na igreja do convento, que veio a ser mais tarde o hospital de Arroios.
Em 1937 fizeram obras na Igreja de Arroios e três anos depois era dotada com um guarda-vento, junto do qual se achava o antigo cruzeiro de Arroios. Este cruzeiro é um monumento nacional e valioso. Está talhado em pedra lioz, tem numa face o Cristo crucificado e na outra S. Vicente.
Em 1969 a igreja não satisfazia e a urbanização da cidade fê-la demolir por não comportar um mínimo necessário ao apostolado moderno."
in Olisipo : boletim do Grupo "Amigos de Lisboa", A. XXXVI, n.º 136, Janeiro/Dezembro 1973
Igreja de Arroios, fachada principal, ant. a 1945, foto de José Arthur Leitão Bárcia, in a.f. C.M.L.
Atlas da carta topográfica de Lisboa, n.º 6, 1858, de Filipe Folque, in A.M.L.
Levantamento topográfico de Francisco Goullard, n.º 58, 1881, in A.M.L.
Cruzeiro da igreja de São Jorge de Arroios, ant. a 1945, foto de José Arthur Leitão Bárcia, in a.f. C.M.L.
Igreja de Arroios, fachada principal, ant. a 1945, foto de José Arthur Leitão Bárcia, in a.f. C.M.L.
Igreja de Arroios, fachada principal, anos 50, foto de Judah Benoliel, in a.f. C.M.L.