As obras do porto de Lisboa 1887- 1909
Por Carta de Lei de 16 de Julho de 1885 foi o Governo autorizado a adjudicar a construção das obras do porto de Lisboa, o projecto a executar era da autoria dos engenheiros portugueses João Matos e Adolfo Loureiro, tendo o rei D. Luís inaugurado, em 31 de Outubro de 1887, o início das primeiras obras entre a Torre de Belém e Santa Apolónia.
Obras no porto de Lisboa, fotógrafo n/i, s/d. in a.f. C.M.L.
Obras do porto de Lisboa, construção da doca na Rocha Conde de Óbidos, vendo-se do lado direito da foto a escadaria do Miradouro da Rocha Conde de Óbidos e também as torres da Igreja S. Francisco de Paula. fotógrafo n/i, s/d. in a.f. C.M.L.
Cartografia do Porto de Lisboa. Data, 1887. in http://purl.pt/3481/3/
Em 3 de Outubro de 1904 a revista lllustração portugueza, legendava deste modo a sua fotografia:
"As obras do porto de Lisboa são um dos mais importantes melhoramentos da capital."..."Lindíssimo no seu aspecto, com as margens bordadas de verdura e de montes que se alteiam, o Tejo corre a alargar-se, a tocar os paredões fortes, a entrar nas docas onde se fazem já bem importantes trabalhos."..."A muralha das obras acompanha o Tejo quasi até Cascaes partindo d'além de Xabregas e é muito sólida e ao mesmo tempo simples e de bello effeito, tendo resistido até agora aos embates das ondas que por vezes são fortes e altaneiras."
lllustração portugueza, de 3 de Outubro de 1904, in Hemeroteca Municipal de Lisboa
Obras do porto de Lisboa, fotógrafo n/i, s/d. in a.f. C.M.L.
Obras do porto de Lisboa, foto de Legado Seixas, 1890. in a.f. C.M.L.
Obras do porto de Lisboa, fotógrafo n/i, s/d. in a.f. C.M.L.
Obras do porto de Lisboa, fotógrafo n/i, s/d. in a.f. C.M.L.