Casa Correia Leite
Casa da Srª D. Amélia Augusta Pereira Leite, situada no cruzamento da Avenida Ressano Garcia (actual Av. da República), com a Avenida de Berna, o projecto deve-se a Manuel Joaquim Norte Júnior em 1908.
Em 1933 a moradia foi adquirida em hasta pública pelo Banco Nacional Ultramarino devido à falência da entidade proprietária, a casa bancária "Correia, Leite, Santos & Cª Lda."
Em 1937 o edifício é arrendado para instalar os serviços da Inspecção Geral das Indústrias e Comércio Agrícolas.
Em 29 setembro de 1977, o edifício foi classificado como Valor Concelhio, publicado no decreto n.º 129, DR 226
Casa Correia Leite, foto de Paulo Guedes, in a.f. C.M.L.
"Casa unifamiliar semelhante a outras riscados por Norte Júnior, onde o investimento decorativo assume particular relevância na composição geral. A decoração concentra-se sobretudo no corpo que torneja, adquirindo este movimento pelo uso do arco pleno. No ângulo sobressaem o torreão de secção circular, com cobertura bolbosa, e as varandas que, fruto do recuo da caixa murária, se podem desenvolver no 1º e 2º pisos até à face dos panos laterais. A ornamentação concebida para três panos e obedecendo ao princípio do simetrismo, conjuga pilastras almofadadas, acrescidas de conchas e folhagens, com outros molduramentos, como os que, nos panos laterais, coroam as janelas do 1º piso - acima das vergas tomando a forma de frontões triangulares - , ou os que inscrevem a fenestração do 2º piso - em arcos plenos -, ou ainda o recorte do alçado, terminando em arco pleno alteado de verga ressaltada e ladeado por pequenos frontões de lanços. Acresce ainda a aplicação dos gradeamentos de ferro em varandas e sacadas, cujo desenho assenta na combinação de volutas, jarrões e aletas. Esta concentração decorativa esbate-se, gradualmente, nos outros corpos, sendo um deles bastante despojado."
in http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3188
Planta Topográfica de Lisboa 10 M, de Maio de 1908, in A.M.L.