Circo de Price
"Na moderna transformação de obras municipaes porque Lisboa está passando, vão de envolta desapparecendo muitos edificios mais ou menos notaveis, que têem a sua historia, que tiveram a sua influencia na civilisação, e que marcaram épocas na vida e nos costumes mais ou menos caracteristicos de Lisboa.
Um d'esses edificios que o camartello municipal fez desapparecer, é o antigo Circo de Price, em que o povo de Lisboa e seus arredores passou noites divertidas, e de que ainda hoje muitos se lembram com saudade.
Foi no inverno de 1860 que Thomas Price inaugurou o seu circo a que deu o seu nome, e o alvoroço que este genero de divertimentos fez em Lisboa está ainda na memória de todos...O logar onde Thomas Price construiu o seu primeiro circo era uma horta situada ao principio da rua do Salitre, e que estendia o seu muro a todo o comprimento de travessa das Vaccas.
A casa que tinha a frente para a rua, e por onde se fazia a entrada para o circo, já existia e n'ella esteve muitos annos estabelecida a administração do bairro do Rocio.
Thomas Price aforou a horta, e comprou a casa e fez construir por conta propria o Circo, que mais tarde deixou de ser seu, em consequencia de hypothecas com que o onerou, indo construir em 1877 um segundo Circo na antiga praça do Salitre, que também foi demolido, para a abertura da Avenida da Liberdade."
in http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/Ocidente/1883/N155/N155_item1/P3.html
Circo Price, foto de José Artur Leitão Bárcia, in a.f. C.M.L.
Circo Price, foto de José Artur Leitão Bárcia, in a.f. C.M.L.
Levantamento topográfico de Francisco e César Goullard nº27, in A.M.L.
Alinhamento da Avenida da Liberdade, in A.M.L.
Alinhamento da travessa das Vacas, in A.M.L.
.