«É proibido andar parado»
"O Chiado é a montra de Lisboa, o aquario da cidade. A aglomeração de transeuntes, já torna dificil o transito em certas horas do dia. Mas além dos transeuntes, ha os que estacionam, os que não fazem nada, os que se encostam horas esquecidas á porta dos cafés e tabacarias - a vêr quem passa.
Muitos não se limitam a vêr; metem-se com as mulheres, dirigem-lhes graçolas de mau gosto, praticam a grosseria mais descabelada e mais estupida, convencidos de que fazem espirito.
O aquario começa na porta da Havaneza...segue-se a porta da Brasileira. Artistas, literatos e jornalistas. Uma mulher passa. Salta um «piropo». Algumas não gostam.
Vem depois a Bénard, a porta do Hotel Borges, a Marques. Mocinhos elegantes, meninos Citroën, filhos-familia sem emprego e outros espécimes curiosos da fauna lisboeta enchem o passeio, impedindo o transito, prejudicando o comercio.
Por fim, é o café Chiado. Os mesmos tipos. As mesmas scenas. Do outro lado, é a porta da livraria Bertrand, é a Estrela Polar, é o Tauromaquico.
Em resumo: é um espectaculo que não se vê em nenhuma cidade do mundo, em nenhuma cidade civilisada. Lisboa já não é um burgo provinciano, onde o cura, o medico e o juiz discutem politica á porta da farmacia. É uma cidade de trabalho, de movimento, de agitação. As ruas são para transitar, não para estacionar.
Assim o entendeu o comandante da Policia - e muito bem. Desde ontem que os ociosos do Chiado começaram a andar numa polvorosa. A policia encarregou-se deles; reeditou o velho «refrain»: - «É proibido andar parado». E tudo circula, minha gente. Pela direita! Seguir pela direita! Adopta a divisa do Grandela: "Sempre por bom caminho e segue".
Artigo publicado no "Diário de Lisboa", de 11 de Junho de 1928, com o titulo: "Os Lisboetas ociosos no Chiado".
Polícia sinaleiro, na Rua Garrett, Maio de 1928, foto de Ferreira da Cunha, in a,f. C.M.L.
Casa Havaneza, 1913, foto de Joshua Benoliel, in a.f. C.M.L.
A Brasileira, o Hotel Borges, e a Pastelaria Benard, 1966, foto de Casa Fotográfica Garcia Nunes, in a.f. C.M.L.
Café A Brasileira do Chiado, 1966, foto de Casa Fotográfica Garcia Nunes, in a.f. C.M.L.
Pastelaria Marques, s/d, foto de Joshua Benoliel, in a.f. C.M.L.
Café Chiado, 1939, foto de Eduardo Portugal, in a.f. C.M.L.
Tabacaria Estrela Polar, s/d, foto de Joshua Benoliel, in a.f. C.M.L.