Estátua de Santo António
"Lisboa manifestou o maior interesse pelo acto inaugural do monumento a Santo António. A cidade, com tradições ligadas ao taumaturgo, que sempre venerou - e lembramos a noite dedicada ao santo, tipicamente popular, e também o dia, consagrado a cerimónias religiosas - a cidade, repetimos, tinha, pois, de estar presente a acto tão significativo de homenagem ao Doutor da Igreja, o qual, de certa maneira, correspondia ao pagamento duma dívida. Não se compreendia que a capital não tivesse uma estátua ao primeiro português, que era lisboeta, a alcançar projecção universal.
Portanto - assim tinha que ser - o povo não faltou à solenidade, para dar testemunho de quanto estava grato à Câmara Municipal, a quem ficava a dever a iniciativa de erigir o monumento.
O lugar cimeiro da cerimónia pertenceu ao Sr. D. António Ribeiro, Patriarca de Lisboa."
in Revista Municipal Nº 134/135
A Estátua é de autoria do escultor António Duarte
Estátua de Santo António, 1973, foto de Artur Pastor, in a.f. C.M.L.
Inauguração do monumento a Santo António, do escultor António Duarte, 4 de Outubro de 1972, foto de João Brito Geraldes, in a.f. C.M.L.
Inauguração do monumento a Santo António, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Sr. D. António Ribeiro, presidindo à cerimónia, 4 de Outubro de 1972, foto de João Brito Geraldes, in a.f. C.M.L.
Inauguração do monumento a Santo António, do escultor António Duarte, 4 de Outubro de 1972, foto de João Brito Geraldes, in a.f. C.M.L.