Igreja de São Roque
Igreja de São Roque
"No sitio onde hoje se ergue a egreja de S. Roque, fundara el-rei D. Manuel uma ermidinha. Foi para albergar umas reliquias d'aquelle Santo, mandadas pela senhoria de Veneza, por occasião de uma peste que assolava Lisboa no principio do reinado do nosso monarcha."..."Foi do maior enthusiasmo na Lisboa manuelina a edificação da nova ermida de S. Roque. Parecia que, depois de erguido este sacello piedoso, a cidade ficaria como que resguardada da invasão tão frequente das epidemias, e que deviam escudal-a..."
Júlio de Castilho in Lisboa Antiga
Igreja de São Roque, fachada principal
foto de Garcia Nunes, in a.f. C.M.L.
"No início do século XVI, encontrava-se neste local, junto à antiga muralha fernandina, um cemitério onde eram sepultadas as vítimas da peste. Sendo conhecidos em toda a Europa Meridional, os milagres de São Roque contra este flagelo, em 1506 o rei D. Manuel I solicitou a Veneza uma relíquia deste santo, a fim de proteger a população de Lisboa. Para a veneração da relíquia, foi construída pelos habitantes da cidade uma ermida junto ao cemitério dos pestíferos.
Em 1540, a Companhia de Jesus chega a Portugal, a convite do rei D. João III, e inicia a partir de Lisboa a sua actividade missionária, tendo escolhido o espaço da antiga ermida de S. Roque para a construção da sua primeira Igreja e Casa Professa.
Em 1553, é concedida à Companhia de Jesus a posse da ermida, procedendo-se, doze anos mais tarde, à construção da Casa Professa e da Igreja de São Roque, sede da Ordem em Portugal. No interior da actual igreja foi, logo de início, reservada uma capela lateral para o culto de São Roque, a qual foi confiada à Irmandade desta invocação. Assim, a memória de São Roque ficaria para sempre ligada à história deste local."
http://www.museu-saoroque.com/pt/igreja-de-sao-roque/historia.aspx
Fotografia aérea da Igreja de São Roque e da zona do Bairro Alto
foto de Judah Benoliel, in a.f. C.M.L.
Levantamento topográfico de Francisco e César Goullard nº42, a vermelho a localização da Igreja. in A.M.L.
Levantamento topográfico de Francisco Goullard nº.295, in A.M.L.
Igreja de São Roque, altar, foto de António Castelo Branco, in a.f. C.M.L.