Mosteiro da Esperança
Mosteiro da Esperança, ou de N.ª S.ª da Piedade, de Religiosas Franciscanas, fundado em 1527 no largo da Esperança e situado a meio da actual Avenida D. Carlos I.
"Edifício - No terreno em declive desde o actual Largo das Cortes até ao da Esperança estava a propriedade monástica, constituída pelo edifício do mosteiro, parte só com pavimento térreo, e parte com dois ou mais andares, e por terrenos da cerca, em diversos níveis ou solcalcos, cultivados com horta e vinha, e também aráveis."
"Igreja - A Igreja com a capela-mor ocupava a parte meridional do mosteiro, tendo aquela a sua porta travessa (e principal) para o Largo da Esperança. Tinha uma só nave, com aboboda de laçaria lavrada e dourada, as paredes azujeladas e adornadas com excelentes painéis, com molduras douradas."
in Revista Municipal, nº 46
Convento de Nossa Senhora da Esperança, desenho, in A.M.L.
Carta Topográfica da Cidade de Lisboa Comprehendida entre Barreiras,desde a Ribeira de Alcântara até ao Convento de Santa Apolónia. in http://purl.pt/24997/2/
Planta referente à calçada do Marquês de Abrantes, à rua do Merca Tudo, à rua dos Pescadores, à rua da Silva, à rua dos Mastros, ao beco da Amoreira, à rua da Esperança e ao pátio das Freiras da Esperança.Inclui o Convento da Esperança.
Levantamento topográfico de Francisco Goullard, nº 332, im A.M.L.
Planta da zona onde estão os conventos da Esperança, das Francesinhas, das Inglesinhas e mosteiro de São Bento, em 1807, in A.M.L.
Planta do andar Terreo do Edifício do Mosteiro da Esperança, in Revista Municipal, e com a seguinte legenda
"O traçado a tinta encarnada mostra como foi o edifício cortado pela Avenida D. Carlos I."
Planta do Andar Superior do Edifício do Mosteiro da Esperança, in Revista Municipal
Zona da Avenida D. Carlos - estado anterior à sua abertura, in A.M.L.