Palácio dos Viscondes de Porto Covo da Bandeira
Palácio dos Viscondes de Porto Covo da Bandeira
o palácio Porto Côvo localiza-se na freguesia da Lapa, na rua de São Domingos, n.ºs 35 a 39, onde se encontra a fachada principal do edifício, orientada a Sudeste.
o palácio foi mandado construir por Jacinto Fernandes Bandeira (1745-1806), escrivão do Desembargo do Paço, abastado comerciante e senhor de rendosos contratos a partir de projecto do arquitecto Joaquim de Oliveira.
Em 1793 o palácio estava já concluído. Nesse ano, o barão de Porto Côvo mandou iluminar e decorar a fachada do seu palácio e da capela, em homenagem ao nascimento da princesa da Beira, a filha primogénita do infante D. João e de D. Carlota Joaquina.
Em 1806 o palácio foi herdado pelo sobrinho, Jacinto Fernandes da Costa Bandeira (1777 - 1818), alcaide-mor de Vila Nova de Milfontes, passando após a sua morte em 1818 para o seu irmão, Joaquim Costa Bandeira (1796 - 1856), 2.º barão, 1.º visconde e 1.º conde de Porto Côvo da Bandeira.
Actualmente pertence a uma Seguradora.
Palácio dos Viscondes de Porto Covo da Bandeira, foto de Eduardo Portugal, in a.f. C.M.L.
Levantamento topográfico de Francisco e César Goullard n 48 , in A.M.L. A vermelho a localização do palácio
foto e parte do texto em http://www.casaruibarbosa.gov.br/acasasenhorial/index.php/casas-senhoriais/pesquisa-avancada/39-fichas/344-palacio-de-porto-covo